Qual papel tomar no desenvolvimento de jogos
O mercado dos jogos é muito amplo e diversificado. Existem jogos de ação, jogos de simulação, jogos de todos os tipos, e como qualquer outra coisa no mundo, existem quem os faça. Os desenvolvedores de jogos, estes são os propagadores da 10ª arte, aqueles que com todo seus conhecimentos, criam os mais diversificados jogos no mercado. Mas, e se eu quiser ser um desenvolvedor de jogos? Qual cargo devo tomar? É isso que você estará aprendendo neste post.
Os cargos
No desenvolvimento de jogos, cada um tem seu papel, seja ele fazer os códigos, as músicas, ou até supervisionar a equipe, o importante é saber exatamente o que você vai fazer na sua equipe. Veja alguns cargos essenciais no desenvolvimento de jogos:
Programador:
É ele quem fará os códigos do jogo. O programador é essencial na criação de jogos, ele é responsável por fazer com que tudo no jogo funcione, transformando linhas de texto em imagens. Este cargo é imprescindível no desenvolvimento de jogos, porque é o programador quem dará ao personagem o movimento, a física que afetará o jogador, a inteligência artificia, etc.
Designer:
O designer fará as regras e a idéias do jogo. Ele trabalho no design de mundo, na composição técnica visual, e no arranjamento de informações visuais de forma que seja de fácil entendimento pelo jogador.
Produtor:
É este quem se encarrega de organizar a equipe. Mas não só isso, o produtor também é responsável por gerenciar os negócios da equipe: contratos, orçamento, contratação de membros, representatividade.
Artista:
O nome é autoexplicativo. O artista fará a arte visual do jogo, como as ilustrações, os personagens, os cenários. Apresenta grande responsabilidade na divulgação do jogo, já que a arte do game é responsável por atrair a atenção de novos jogadores.
Testador:
O testador é um cargo cobiçado por amantes de jogos. Seu papel está justament em testar o jogo. Ele dirá se a história é de fácil entendimento, se há muitos bugs, se o jogo é divertido, se a jogabilidade é agradável, enfim, ele dirá se o jogo está bom.
Compositor:
Responsável por compor a trilha sonora do jogo, o compositor trará a ambientação desejada nos devidos momentos. Sua importância está em trazer o sentimento do personagem ao jogador, dando vida a história e ao ambiente.
Sound Designer:
Enquanto o compositor cria a música, o sound designer cria os efeitos sonoros.
O som do cortar de um machado, de andar sobre a grama, das folhas de uma árvore, tudo isso é papel do sound designer.
Redator:
O redator é quem dará sentido à história do jogo. Ele é responsável por escrever os diálogos dos personagens, a história deles, ou o que vão fazer da vida. Este papel é fundamental para o sucesso de jogos novos, porque uma boa história é capaz de expressar os mais diversos sentimentos no jogador.
Comments
Post a Comment